Comentários
2 min
Como brasileiros somos acostumados a dar importância aos acontecimentos nacionais, ficamos sempre discutindo alguns temas do Estado e não percebemos que as ações que podem mudar a nossa vida de fato começa onde moramos, nos municípios. O poder municipal é a base fundamental para a mudança.
Questões como educação, saúde, segurança, economia, por exemplo, não vão se resolver se ficarmos esperando uma ação do poder para nos atender. A ocupação de espaços de representação é fundamental para mudar a vida do cidadão. Fazer parte de conselhos comunitários, comitês de bairros, associações de moradores, até mesmo do condomínio de seu prédio, podem contar muito.
A cidadania não é uma exercício de grande monta, aqueles que exigem o tempo todo do cidadão. Nossa vida diária já é uma fonte importante de informação para que possamos buscar soluções. É na nossa vida pessoal e profissional que percebemos o que falta a nós e a muitos a nossa volta. Não estamos sozinhos. O que vivemos é condição coletiva.
Como cidadãos necessitamos nos organizar para superar problemas construindo soluções e prevenções. Pensar no futuro é o papel do cidadão. Mesmo na escolha dos representantes públicos nós temos que pensar no futuro. E podemos fazer isso em conjunto com a comunidade que vivemos.
Acabamos de sair de uma crise econômica e política. Vivemos tempos de excessos, distorções e demagogia. Nunca o apego a ignorância virou para muitos uma solução. Os extremos são limitados e simplificam a lógica de nossas vidas. Nós, como cidadãos, também somos mal informados. E precisamos melhorar nossa capacidade de compreensão do que está ocorrendo.
Aposte na cidadania em sua cidade. Atue, por mais simples que seja sua ação e prol de uma vida melhor para todos ela faz diferença. Se todos fizerem pouco nós estaremos fazendo o necessário e juntos muito. O Brasil precisa de mudanças. Mas a principal delas é o protagonismo do cidadão dentro de sua cidade.
Versão em vídeo:
Comentários
2 min
Comentários
2 min