Comentários
2 min
Estamos acostumados a generalizar. Isso é perigoso. Cometemos injustiças com o rótulo que distribuímos a torta e a direita. O que demonstra falta de maturidade ao lidar com o tema. Precisamos conhecer melhor antes de falar.
Na guerra entra Rússia e Ucrânia, temos que entender que a maioria dos civis não desejam o combate. Na guerra se generaliza que o conflito é um interesse dos civis, não é. Os líderes fazem a guerra e são os civis que morrem no campo de batalha.
O que estamos vendo nos meios de comunicação é o desespero da população que tem o cotidiano rompido, mutilado e destruído pelos ataques militares. No Século XX se estabeleceu a população civis como alvo. Ela deve sofrer as consequências do conflito para minar e fazer com que o inimigo se renda.
Dizer que a guerra é interesse da população é uma generalização que facilita a explicação e não expressa a verdade. Hoje, são eles a principal vítima, as pessoas comuns. Sempre sofreram as consequências da guerra. Tanto quando ela se processa como nas consequências que ela trás depois que se encerra, os civis pagaram o preço.
Comentários
2 min
Comentários
2 min