Comentários
2 min
As pessoas estão sempre reclamando de que na política o discurso é sempre o mesmo. A maneira como os candidatos se comportam nunca muda. Será que as pessoas se esquecem que a vitória eleitoral é o aval de que estão fazendo a coisa certa? Se continuam praticando a mesma forma de campanha é porque o resultado é positivo.
Se queremos tanto mudar a forma como os políticos se comportam, nós como eleitores temos que mudar a maneira como reagimos às campanhas políticas. Se escolhemos a demagogia, a falsidade e a superficialidade, por que as condenamos como prática?
De certa forma, o que nos seduz é a mentira. A realidade nos pesa. A verdade dos fatos nos desanima e a realidade é algo que exige um comprometimento e não apenas envolvimento. Nós escolhemos os líderes e não estamos dispostos a nos envolver com sua gestão. Fazemos isso constantemente. Não é só na política.
Em muitos casos reivindicamos mais respeito e retorno das pessoas, mas não estamos envolvidos e comprometidos com elas os suficiente para ter mérito em nossa reclamação. Não é de hoje que nossa relação com a democracia e a cidadania é retórica. Não ocupamos os espaços de representação mais próximos e o que ocorre nos lugares onde trabalhamos e moramos. Reunião de condomínio é tédio, de bairro algo impensado, ir ao um conselho de saúde ou cultura não nos interessa.
Realmente os políticos são demagógicos. Não estão comprometidos de fato com a população e usam da mesma oratória todos os anos para ganhar as eleições. Pedem o voto e depois esquecem de quem os elegeu. Só vão lembrar 4 anos depois. Bom, é nós, o que fazemos.
Vale mais que nunca o ditado, cada um tem o governo que merece. Diria mais, em muitos casos, cada um tem perto de si a companhia que merece, a vida que merece ou pelos menos a condição que ajudou a construir.
Comentários
2 min
Destaques
3 min