Comentários
2 min
A Sociologia é um campo de conhecimento que nasce do processo de industrialização com a maquinofatura. É originária de uma sociedade urbana que se dinamiza pela rede de fábricas que surgem com uma produção em série que revoluciona a lógica do trabalho. A sociedade capitalista que nós conhecemos está surgindo neste momento.
O processo de produção industrial modificou o ambiente do trabalho e suas relações. Jogou o ser humano nos conflitos de uma vida marcada pelo trabalho contínuo. Rompeu com uma produção agrária familiar e comunitária que predominava na vida agrária feudal.
Os senhores da terra, existiam no mundo agrário, mas o processo produtivo voltado a lucratividade tem uma percepção do trabalho como condição de produção por tempo e desenvolvimento dos meios de produção. A máquina alterou o papel do domínio humano nas relações produtivas.
Os conflitos sociais nasceram desta condição e se intensificaram nas cidades industriais. O comportamento considerado “nocivo” a ordem social se acentua e precisa ser entendido e combatido. Muitos dos fatos sociais que marcaram esta condição passam a preocupar os gestores urbanos, o poder constituído nas cidades.
Este vídeo é um resumo desta formação e dos pensadores clássicos que se debruçaram sobre esta sociedade industrial urbana, principalmente europeia. Curta este resumo e espero que te ajuda a entender um pouco sobre os clássicos da Sociologia: Durkheim, Marx e Weber.
Comentários
2 min
Comentários
2 min