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Resultado é vital e pessoas são necessárias

Ser humano é imprevisível.

Tem cansado as pessoas falarem de estratégias para que as empresas possam ser mais produtivas com pessoas estimuladas. O engajamento de colaboradores é tema constante do programa de gestão.

O que cansa é considerar que receitas prontas para empresas gera o mesmo resultado como se fosse uma mistura de ingredientes para se confeccionar um bolo. Pessoas não são sal, farinha, ovos, açúcar e mais sabe lá o que.

O encontro de seres humanos não gera o mesmo efeito que elementos químicos universais que se misturam e levam ao mesmo resultado sempre. Pessoas tem algo de intrigante, irritante, mas também maravilhoso, a imprevisibilidade. O que faz o sucesso de uma empresa não servirá de modelo absoluto para qualquer outra.

Bons exemplos não podem ser copiados.

É como os bons exemplos da vida. As ações bem-sucedidas de outras pessoas despertam o desejo de copiar, isso não vai dar certo. É impossível reproduzir um fato que se deu com outro alguém e chegar ao mesmo resultado.

Emmanuel Kant, filósofo alemão, considera que a experiência de cada um é, de certa forma, uma verdade pessoal. Não pode ser absoluta para todos.

O que se tem é um modelo que sofrerá mudanças e resultados distintos quando aplicados em seres únicos. Sim, somos únicos.

No tempo dos “manuais”.

Na atualidade amamos as generalizações. Adoramos um manual que possa ser seguido e levado ao “pé da letra”. Tudo em busca do resultado esperado. Esta prática denuncia o como desejamos atingir o sucesso sem termos que nos aprofundar na realidade que vivemos.

E pode acreditar, aceitar a realidade é um exercício difícil para uma grande maioria das pessoas. Se está duvidando, faça uma reflexão, quantas vezes exageramos ou omitimos fatos e características de determinadas pessoas ou situações para torná-las menos indigestas.

E essa singularidade dentro de um conjunto de pessoas em uma determinada empresa gera resultados. Podemos fazer comparações, mas não podemos generalizar, esta é a questão.

Variáveis existem e precisam ser consideradas

As variáveis de satisfação de pessoas dentro de uma empresa envolvem muitos elementos. Eles devem ser considerados em uma análise atenta. E devemos considerar sempre que a cada mudanças dos elementos que estão vinculados a certos ambientes empresariais os resultados vão mudar.

Por isso, as empresas devem conhecer as pessoas e respeitar suas diferenças. Mas, não pode esquecer de sua finalidade, o resultado. Porém, saiba que nem todos atingem a melhor produtividade da mesma forma e nas mesmas condições. Por isso, não agradaremos a todos, mas temos que respeitar cada um.

Quanto mais uma empresa conhecer sua cultura, seus hábitos, seus valores reais e não idealizados, melhor para que as pessoas que trabalham nela para fazerem suas escolhas. Da mesma forma, a própria gestão definir quem deve permanecer ou não com base na eficiência das relações.

Pode parecer amargo ou indigesto, porém, os ambientes não podem ser uma busca ideal e sim uma mudança que parta do conhecimento da condição real. Temos que ter nossas metas no horizonte, mas é bom olhar para o chão quando se traça o caminho, para saber onde se coloca os pés e na direção que se dá os passos. Ação simples e importante, para evitar quedas.

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