Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

O berço do pensamento ocidental

A racionalidade define o pensamento do ocidente. Somos uma civilização nascida da Europa e sua expansão. As grandes navegações expandiram as conquistas das nações europeias e as colocaram no centro da propagação cultural pelo mundo. Vários outros povoamentos e novas formações populacionais se deram com o advento das colonizações promovidas pelos países europeus.

A racionalidade europeia é a sua lógica de compreensão do mundo, assim como, suas instituições, foram os alicerces para a organização econômica, política, social e cultural propagada pelos domínios europeus. O que para nós, brasileiros, é ponto de partida para a compreensão de nossa forma de organização enquanto sociedade. 

Logo, compreender os postulados do pensamento grego é fundamental. Ele nos dão sentido para o entendimento da forma de compreensão da existência e, no caso dos clássicos gregos, o fundamento de nossa racionalidade. Assim, necessitamos entender como se iniciaram a compreensão da existência humana e do Universo, da lógica de entendimento da natureza que nos cerca.

O vídeo abaixo é uma apresentação básica do pensamento grego, das considerações mais importantes dos três clássicos da filosofia, Sócrates, Platão e Aristóteles:

Comentários

  1. Jovinéia disse:

    ótimo discurso, parabéns

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *