Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Gilson Aguiar

A pessoa

Sou daqueles filhos do meio, entre o mais velho, guia familiar, e a mais nova, a caçula, que deve ser cuidada e protegida. Logo, e o do meio? A este ser intermediário só resta duas coisas, aprender a se virar ou se lamentar pela falta de referência. Preferi a primeira opção. Talvez por isso, o interesse pelas pessoas e pela vida em sociedade.

A pesquisa e a educação acabaram por me envolver. O jornalismo foi uma oportunidade que se fez, hoje, parte integrante da minha vida. Diariamente acompanhar os fatos e transformá-los em matéria prima para a análise da sociedade, da economia, da cultura e liderança.

Formação e vida profissional

Formado em História, mestre em História e Sociedade. A carreira docente foi iniciada em 1988, como professor de Ensino Médio e curso pré-vestibular. Tablados, giz e apagador são as ferramentas. Mas a relação com os alunos, as pessoas, com a ciência e consciência, é o que faz de um docente uma profissional vital para a vida humana.

Em 1996 o Ensino superior veio com a Universidade Estadual de Maringá e Unicesumar. Na área de Ciências Humanas, a graduação e pós-graduação ajudou a aprofundar debates e pesquisas sobre os fenômenos sociais, políticos e econômicos. A pesquisa em relação ao Estado Nacional e o processo de migração no Brasil me levou a estudar o poder e a política no país. Interesse que se consolidou no mestrado em História e Sociedade sobre a imigração germânica e o Estado Nacional brasileiro.

O jornalismo veio com o convite para ser comentarista na CBN Maringá, em 2002. Já são mais de 15 anos. Em 2007 veio o convite para ser âncora do jornal CBN Maringá 2ª Edição e em 2016 comecei a ancorar o CBN Maringá 1ª Edição. Junto a tudo isso, comecei minhas incursões por programas de televisão. Opinião, entre 2010 a 2014, Entendendo Direito, entre 2015 e 2016, Crônicas e hoje Codem, Capital & Poder e Pensando.

A administração do site: www.agranderegiaodemaringa.com.br está em curso. Página especializada em economia regional, alimentada pelas inúmeras entrevistas, análise de dados e reportagens.

As palestras já fazem parte da minha vida há mais de 12 anos. Unindo temas ligados a filosofia, comportamento de consumo e poder, a liderança tem ganhado destaque nas minhas abordagens. O desafio de conduzir pessoas, decidir, sem se impor. Ganhar autoridade e não ser autoritário. Levar as pessoas a se realizarem estando com a decisão que pode mudar suas vidas. Realmente liderar não é para qualquer um.

Para contato com Gilson Aguiar: gilsonaguiar@gilsonaguiar.com.br

Galeria de conceitos

Liderança

Liderança é prática diária. Fácil de ser percebida. É uma expressão de pessoas que estão dispostas a entender e colaborar com quem está ao lado. Porém, antes, tem consciência de si, de seus limites e superações.

Verdade

Verdade não é a certeza do que ocorre, mas o potencial dos acontecimentos que conduzem nossas vidas. Acreditamos bastante para agir, mas nem sempre entendemos se nossas crenças têm fundamento para justificar nossas atitudes.

 

Liberdade

Liberdade não é para todos. Ser livre é uma conquista sentida somente por quem tem a dimensão das consequências dos seus atos. Por isso, agir é fácil, se responsabilizar pela ação não.

 

Amor é e não é…

Todos dizem com uma facilidade imensa que amam. Temos que aprender a diferenciar. Há os que não são capazes de se alimentar da vida alheia, mais que isso, ajudam a viver. Estes amam. Outros, apenas se alimentam da força e vitalidade de quem está ao seu lado. Sugam, tiram-lhe a vida, os enfraquece para que não tenham forças para se libertar do egoísta.

 

Felicidade

Ela não existe como permanência. É apenas a expectativa sentida da realização de estar vivendo algo. O momento “feliz” se desfaz, mas retorna pelas coisas da maturidade, vividas com sabedoria. Há, também, a felicidade “efêmera”, comprada nas prateleiras dos mercados em forma de coisas e pessoas.

 

Galeria de imagens

 

 

 

 

 

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *