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Começamos a perceber dentro de sala de aula a dificuldade dos alunos em acompanharem conteúdos por causa das deficiências de ensino durante o período de pandemia. Aqueles que estão ingressando no ensino universitário este ano, são fruto de aulas on-line durante as restrições necessárias para o combate a Covid-19.
Mas, não se pode negar que a forma como foi dadas as aulas para estes alunos não foram o suficiente para garantir condições mínimas de conhecimento ao acesso universitário. Uma realidade que temos que compreender em sua dimensão e responsabilidade.
Se denuncia uma condição precária na educação do país. Ela piorou com a necessidade do ensino remoto ou home-office. Muitos perderam grande parte do conhecimento que se poderia trabalhar nas condições tradicionais de ensino e não foram mantidos no ensino a distância.
Há o ambiente social que deve ser considerado como contexto. Uma realidade difícil para as famílias de baixa renda que não apresentam condições mínimas para disponibilizar aos seus filhos um acesso a internet com qualidade.
O problema já existia antes. Isso é fato. Mas é importante entender que esta condição piorou com a pandemia, quando as diferenças ficaram mais claras e no futuro vamos pagar um preço ainda maior por isso. Na crise o que é ruim fica pior.
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