Comentários
2 min
Ontem participei de um evento, “Mobilidade Sustentável em Debate”, que discutiu a mobilidade urbana em Maringá. A cidade tem avançado em alguns aspectos. O número de ciclovias cresceu. Temos, proporcionalmente, segundo o secretário de Mobilidade Urbana de Maringá (Semobi), Gilberto Purpur, números melhores que cidades como Londrina e Porto Alegre. Mas tem que ser feito mais.
Um vídeo, “Vou de Bike”, foi passado na abertura do evento. Uma produção muito bem-feita do uso da bicicleta por perfis variados de pessoas. A forma como organizam sua vida e os dilemas que passam na mobilidade. Vale a pena ver e repensar nossa forma de deslocamento em uma cidade que pode ter saídas inteligentes e sustentáveis para a mobilidade.
Falaram representantes do poder público, ativistas, especialistas em tecnologia e mobilidade. Um debate levantou aspectos diferentes de entender a mobilidade. O deputado estadual Goura Nataraj defende uma democratização da cidade. A integração de cidades conurbadas e periferias com uma mobilidade eficiente que permita a todos o acesso a serviços e lazer.
O secretário de Mobilidade Urbana, Purpur, fez uma das afirmações mais interessantes do evento. Falou sobre a ausência de uma instituição que represente os passageiros do transporte coletivo em eventos como estes, que discutem mobilidade. Destacou a importância de a população ocupar os espaços para intervir no destino dos recursos públicos.
Fui mediador do evento, de um debate sobre mobilidade. O tema sempre me interessou muito e acredito que estamos diante de uma necessidade de rever a forma como vivemos e convivemos no espaço urbano. A qualidade de vida depende de agirmos na defesa de nosso interesse e fazer uma escolha de vida saudável. Porém, isto tem que ser acessível a todos.
Versão em vídeo e áudio:
Comentários
2 min
Comentários
2 min