Comentários
2 min
Estamos sempre discutindo se as medidas de isolamento irão dar certo ou não. A sociedade se divide sobre o fechamento total, parcial ou liberação total do comércio. Independente do que se venha a decretar, dependendo do município e seu gestor, o principal fator de sucesso de ações públicas são as pessoas.
O comportamento individual tem papel crucial nas políticas públicas para conter a pandemia. Aquela forma de agir que demonstra responsabilidade e que se espera de todos. Porém, há uma parte da população que esta ação é pura idealização, ela não acontece. Os hábitos traem as boas intenções. Acabamos por condenar as ações coletivas por particularidades viciadas pelos maus hábitos.
Se queremos superar os obstáculos que a pandemia está apresentando, a primeira ação é a mais simples, nossas ações pessoas. Aprendermos a nos disciplinar para agir de forma coerente em relação a necessidade de prevenção. Temos que entender que as limitações na circulação de determinados ambientes é uma necessidade.
Os diálogos colocados nos meios de comunicação falam sempre de um comportamento ideal, de uma racionalidade que orienta o comportamento das pessoas. Valores, sentidos e sentimentos acabam conduzindo nossos atos. Neste momento é que a solução que deveria vir do nosso comportamento se torna no motor de muitos problemas.
Se traumas mudam pessoas, a espera é de que este momento que vivemos nos sirva de lição. Já passou da hora de aprendermos a responsabilidade de nossas ações em relação a quem está a nossa volta.
Comentários
2 min
Destaques
2 min