Comentários
2 min
Sou daqueles filhos do meio, entre o mais velho, guia familiar, e a mais nova, a caçula, que deve ser cuidada e protegida. Logo, e o do meio? A este ser intermediário só resta duas coisas, aprender a se virar ou se lamentar pela falta de referência. Preferi a primeira opção. Talvez por isso, o interesse pelas pessoas e pela vida em sociedade.
A pesquisa e a educação acabaram por me envolver. O jornalismo foi uma oportunidade que se fez, hoje, não mais tão intenso, mas eternamente tatuado na minha vida. A experiência adquirida na vida profissional abriu a mente e a intenção para a análise da sociedade, da economia, da cultura e liderança.
Formado em História, mestre em História e Sociedade, Coaching e Mentoring em Gestão de Pessoas. A carreira docente foi iniciada em 1988, como professor de Ensino Médio e curso pré-vestibular. Tablados, giz e apagador são as ferramentas. Mas a relação com os alunos, as pessoas, com a ciência e consciência, é o que faz de um docente uma profissional vital para a vida humana.
Em 1996 o Ensino superior veio com a Universidade Estadual de Maringá e Unicesumar. Na área de Ciências Humanas, a graduação e pós-graduação ajudou a aprofundar debates e pesquisas sobre os fenômenos sociais, políticos e econômicos. A pesquisa em relação ao Estado Nacional e o processo de migração no Brasil me levou a estudar o poder e a política no país. Interesse que se consolidou no mestrado em História e Sociedade sobre a imigração germânica e o Estado Nacional brasileiro.
O jornalismo veio com o convite para ser comentarista na CBN Maringá, em 2002. Os comentários na CBN no Paraná se ampliaram e hoje estão em Ponta Grossa, Cascavel e União da Vitória. Já são mais de 19 anos. Em 2007 veio o convite para ser âncora do jornal CBN Maringá 2ª Edição e em 2016 comecei a ancorar o CBN Maringá 1ª Edição. Fora os comentários que ainda mantenho e me ligam a CBN, a ancoragem é um ciclo que encerrei feliz por ter feito um bom trabalho.
Junto a tudo isso, comecei minhas incursões por programas de televisão. Opinião, entre 2010 a 2014, Entendendo Direito, entre 2015 e 2016, crônicas e pensando. Hoje, também, experiências que ficaram e que fazem parte de minha trajetória.
As palestras já fazem parte da minha vida há mais de 12 anos. Unindo temas ligados a filosofia, comportamento de consumo e poder, a liderança tem ganhado destaque nas minhas abordagens. O desafio de conduzir pessoas, decidir, sem se impor. Ganhar autoridade e não ser autoritário. Levar as pessoas a se realizarem estando com a decisão que pode mudar suas vidas. Realmente liderar não é para qualquer um.
Para contato com Gilson Aguiar: gilsonaguiar@gilsonaguiar.com.br
Liderança é prática diária. Fácil de ser percebida. É uma expressão de pessoas que estão dispostas a entender e colaborar com quem está ao lado. Porém, antes, tem consciência de si, de seus limites e superações. Lideram por mérito e não por imposição.
Verdade não é a certeza do que ocorre, mas o potencial dos acontecimentos que conduzem nossas vidas. Acreditamos para agir, mas nem sempre entendemos se nossas crenças têm fundamento para justificar nossas atitudes. Logo, a verdade é uma busca incessante que cada um sabe o quanto está próximo ou não de sua satisfação e sentido.
Liberdade não é para todos. Ser livre é uma conquista sentida somente por quem tem a dimensão das consequências dos seus atos. Por isso, agir é fácil, se responsabilizar pela ação não.
Todos dizem com uma facilidade imensa que amam. Temos que aprender a diferenciar. Há os que são capazes de ser feliz com a satisfação alheia, mais que isso, ajudam a viver. Estes amam. Outros, apenas se alimentam da força e vitalidade de quem está ao seu lado. Sugam, tiram-lhe a vida, os enfraquece para que não tenham forças para se libertar, este é o egoísta.
Ela não existe como permanência. É apenas a expectativa sentida da realização de estar vivendo algo. O momento “feliz” se desfaz, mas retorna pelas coisas da maturidade, vividas com sabedoria. Há, também, a felicidade “efêmera”, comprada nas prateleiras dos mercados em forma de coisas e pessoas.
Comentários
2 min
Destaques
2 min
Sou aluno do segundo ano de história pela unicesumar aqui em SP capital e tenho tido o prazer de aprender muito com o professor Gilson e gostaria de deixar meu muitíssimo obrigado professor , por esse conhecimento tão rico e que tem dividido com seus alunos.
Professor, bom dia. Sou aluno de Direito do primeiro ano, gostaria de saber se o Senhor poderia me mandar o resumo que fez sobre o livro A ética protestante e o espirito do capitalismo.
Boa tarde professor sou sua aluna de Pedagogia pela Unicesumar aqui em Três Rios/RJ, estou muito feliz , obrigada por compartilhar tamanha sabedoria.
Obrigado pelo comentário. Agradeço o acesso ao meu site.
Olá Professor Gilson, sou aluno de História, primeiro ano, sou de Apucarana. Está sendo uma honra estudar e ter um professor desse nível. Confesso que tenho um pouco de dificuldade, pois, há muito não estudava, assim de forma sistemática. Tenho um pouco de dificuldade também com tecnologia, como um bom analógico. Parabéns e obrigado.
Obrigado pelo contato.
Olá professor Gilson, sou aluna de segunda graduação em Letras, sendo este o meu segundo semestre no primeiro ano, sou de Três Lagoas- MS, me sinto lisonjeada por estudar com um professor do seu nível. Que Deus ilumine sua trajetória profissional! Realmente faz seu trabalho com desenvoltura e competência, procurando ser claro em suas explicações e em nos atender com qualidade. Confesso que a Filosofia é um tanto complexa, mas espero dar conta do recado da melhor forma possível. Sucessos!
Ola Professor,
Sou aluna de Pedagogia, de campo largo Pr. Estou encantada com suas aulas e por nos repassar seus conhecimentos com tanta clareza e desenvoltura. Gratidão!