Comentários
2 min
Vivemos um país que tenta mudar. Algumas medidas tomadas pelo atual governo gera empolgação. A busca de se estabelecer medidas que reduzam o tamanho do Estado, promova à livre iniciativa, que permita a economia seguir mais o curso da demanda e promova transparência nos gastos públicos tem seu preço.
Não é uma tarefa fácil ter que ouvir o líder supremo da nação e sua retórica pobre. Podíamos ter um governante diferente diante das medidas que o governo tem tomado. Atos econômicos coerentes, reformas necessárias e um personagem confuso. Esta contradição poderia ser evitada.
A necessidade de mudanças ainda existe. Há muitos atos que vão demorar a causarem efeitos. A melhora do país não virá tão rápido. As economias necessárias para equilibrar as contas do ainda depende de cortes e o crescimento de investimentos. Para isso, planejamento em longo prazo. Não podemos permitir medidas imediatistas.
Me preocupa um país que ainda vive clima de eleições. Dividido entre a falsa ideia do “bem” e do “mal”, não vamos para lugar nenhum. Alimentamos todos os dias a ideia de que o fracasso é ato pensado e o sucesso é fruto de um milagre. Críticas devem ser feitas e são necessárias. Considero que não há perfeição ou elogio cego.
Democracia implica em liberdade de expressão. A convivência de interesses contrários. A mediação da lei para permitir que todos, na sua proporção, tenha o direito de buscar atender o seus interesses. Sem isso, nada funciona e a condição da vida social será uma imposição de uns sobre outros.
Temos um governo com um corpo desenvolvido e uma cabeça pequena. Caminha bem, mas o condutor está mais em alguns personagens ministeriais do que na condução do chefe do executivo federal. O que não anula o governo, porém, não pode deixar de ser lembrado. Isto pode comprometer a governabilidade.
Versão em áudio:
Comentários
2 min
Comentários
1 min
Muito coerente a fala professor. Temos que saber construir uma nação melhor não depende de um só governo, mas de uma mudança de mentalidade profunda. A HISTÓRIA, sendo única testemunha do experimento social humano durante longos prazos, nos mostra que mudanças profundas na sociedade trazem um momento de conflito de idéias que desestabilizam as estruturas formadas anteriormente, fazendo com que novas mudanças ocorram, a sociedade está em metamorfose e isso trás rupturas e conflitos. Nosso papel de cidadãos é fazer com que essas mudanças sejam mais harmoniosas possíveis sem ser necessário que percamos tudo para conseguir algo.
Natan professor de História