15/02/2014 às 08h15

Horário de Verão, mais longo ou não?

Discussão para a manutenção do horário de verão, ou sua prorrogação, está na pauta de muitos especialistas. O governo não se pronuncia.

Gilson Aguiar - contato@gilsonaguiar.com.br
O dilema do Horário de Verão

O dilema do Horário de Verão

Prorrogação do Horário de Verão
A manutenção do horário de verão seria uma saída para não sobrecarregar o sistema de geração e distribuição de energia? A discussão envolve uma série de especialistas. 

Para Alexei Vivan, especialista em energia do escritório L.O. Baptista-SVFMA, a medida seria vantajosa. Além da economia de energia continuar, poderia dar uma melhor qualidade de vida para quem quer aproveitar o dia.

Já para Walfredo Alves, presidente da comercializadora de energia Trady Energy, por mais que haja economia, ela não seria o suficiente para justificar a manutenção do horário. Além do que, ele aponta que as manhãs estão ficando mais escuras, o que faz com que a população acaba por gastar de manhã o que economiza no final da tarde ou início da noite.

O diretor-executivo do Grupo Safira, Mikio Kawai Jr comunga com a ideia de Alves. Para ele, não há um ganho com a prorrogação do horário. O final da estação, do Verão, faz com que os dias comecem a encurtar, e em algumas regiões, nos horários que havia economia de energia, os gastos retornam, principalmente nas grandes cidades.

Mas o governo, o que pensa? O Ministério de Minas e Energia apenas afirmou que não haverá prorrogação do horário de verão. E sobre a economia que uma possível permanência poderia gerar para o país, não houve pronunciamento. Possivelmente para economizar.

 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS