03/11/2013 às 21h22

Você sabe onde está?

Estar ambientado não é saber o que acontece a sua volta. E, muitas vezes, quem menos tem conhecimento sobre o ambiente onde trabalha é o líder.

Gilson Aguiar - contato@gilsonaguiar.com.br
Liderança é obra coletiva

Liderança é obra coletiva

Líder não é mandar, mas educar
Pode parecer uma pergunta tola, mas acredito que a maioria dos que respondem que sim deveria duvidar de sua resposta. Estar ambientado não é saber o que acontece a sua volta. E, muitas vezes, quem menos tem conhecimento sobre o ambiente onde trabalha é o líder. Uma empresa é feita por pessoas, mais do que equipamentos. E se o líder não compreender o sentido que os colaboradores que atuam ao seu lado dão a atividade que exercem na sua empresa, a parte do dia que passam nela, ou quando estão longe dela, principalmente no seu ambiente pessoal, ele terá dificuldades de exercer sua função com eficiência.

Uma das formas mais fáceis de perceber o desconhecimento sobre as relações e as pessoas no ambiente de trabalho é a dificuldade de comunicação. Quando um “comando” é acionado e o resultado é uma ação não esperada. Se pede “A” e se faz “B”.

Quantos líderes que conheci que acreditam que a forma como pedem uma ação à seus liderados foi dada com eficiência e se irritam pelo resultado não ter sido o esperado. Este líder não conhece as pessoas, não sabe dar ordens, não foi claro em seu comando, ou, ainda, não percebe qual a imagem que sua liderança expressa na empresa. 
Não é incomum que muito do que esperamos dos outros não é externado e fica dentro de nós. Ninguém é obrigado a “ler nosso pensamento”. Surpreender não é adivinhar, é ter a capacidade de criar. Muitos líderes confundem uma ação proativa com preencher os vazios de uma comunicação deficiente.

Este tipo de vazio na comunicação dentro de uma empresa, não é nosso objeto de análise aqui, mas ajuda a entender, e muito, ações desnecessárias no mundo empresarial. Para ser direto, “fazer o que não é mais necessário ou o que já foi feito” são alguns dos resultados de um comunicação ruim. Isto é um dos problemas de muitos líderes que não sabem se comunicar.

Comunicação ajuda a conhecer pessoas

Uma das formas mais eficientes de conhecer um ser humano é dar a ele a oportunidade da comunicação dentro do mundo empresarial. Porém, mesmo esta oportunidade deve ser componente de um planejamento prévio, um objetivo maior dentro da empresa. Não significa invadir a privacidade e transformar o ambiente do trabalho em um divã para terapia, mas dar sentido pessoal ao trabalho que se faz coletivamente. Ter uma identificação com o resultado da empresa, colhendo o reconhecimento pelas conquistas e aprender com os erros da parte que se executa em forma de acompanhamento e aprimoramento. Isto é possível.

O líder é o grande responsável

Se queremos melhorar o desempenho da empresa e termos resultados satisfatórios com as ações que tomamos com fornecedores e clientes, temos que tomar cuidado com a relação entre líderes e liderados dentro da corporação. Líder não comanda, não manda, não dá ordens, líder educa no exercício de promover a ação coletiva. E a eficiência está na relação que estabelece com o que está a sua volta. A clareza com que mantém seus colaboradores cientes do que se espera deles e da importância de acompanha-los na busca de superar suas metas. E vale a pena lembrar, tem colaboradores, e muitos, que não sabem quais são se quer suas funções dentro da empresa. 

Muitas destas desinformação sobre a conduta diária de cada funcionário é denunciada em muitos momentos. No plano de metas setoriais mensais, semestrais ou anuais. Neles é possível perceber o quanto se faz tarefas repetidas ou desnecessárias. Isto leva há um percentual significativo de perdas de produtividade, resultando em frustração para o funcionário e para seus parceiros, inclusive o líder. Porém, e muito pior, é o desgaste da relação entre as pessoas. Levando a desestímulo, conflitos e perdas irreparáveis para vida de cada um e da própria corporação. As demissões que poderiam ser evitadas são apenas um dos efeitos da deficiência da relação entre líderes e liderados.

Se você quer saber mais e agir para ser um líder que sabe onde está, o que quer e com quem pode contar, precisamos conversar. Entre em contato: gilsonaguiar@gilsonaguiar.com.br

 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS