Jornalista » Crônica

Associado ao aumento da violência e a prostituição, os jogos de azar já foram no Brasil um estímulo a violência. Quando foi encerrado, o moralismo teve neste argumento a defesa do fim dos jogos de azar.
Pode parecer óbvio, mas não é. A escolha da convivência que nos faz feliz é uma ação difícil e ousada, em muitos casos. O exemplo emblemático é a família, ela não foi fruto da escolha, mas manter seus vínculos é algo que temos que construir através, também, do ato de escolher.
Não acredito que há rancores. O que há é construção constante de uma vida inteira. Chico Xavier afirma que “... não podemos mudar o começo da história (da nossa vida), mas podemos mudar o final dela”. Acredito nisso.
Estamos diante do imediatismo. A relação entre o consumo e o imediatismo, um casamento perigoso que se generaliza na sociedade.
Nunca consegui ficar parado em um lugar, isso não significa sair de onde estou. Sempre que pensei em mudar levei em consideração tudo o que isso implica. Não é fácil fazer algo diferente quando afeta um número significativo de pessoas e interesses, mas é preciso. “Zona de conforto” mata!
Estamos assistindo há um espetáculo que há muito tempo se passa nos bastidores, agora, em uma edição limitada, se dá no palco, aberto ao público. Para se entender o sucesso da corrupção temos que compreender a dimensão da burocracia e qual a intensão.
Amargamos certa angústia com nossa própria existência. Fugimos constantemente de vê-la como uma prioridade. Ter que dar conta de nossas ações nos requer mais coragem do que bancar o enxerido na vida dos outros.
Por falar em falta de sentido, este é o dilema da grande maioria das pessoas. Parte considerável de quem está dentro do mundo corporativo tem dificuldade de estabelecer metas.
Capital paranaense já foi um modelo de cidade na América Latina. Agora, o padrão perde brilho. Quem diz é a população.
Fico pensando, porque a democracia é a forma de governo típica das sociedades maduras. Porque a liberdade está na proporção da maturidade. A cidade é o maior ambiente democrático.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS